concurso do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) é um dos mais aguardados pelos profissionais que desejam consegui um trabalho como funcionário público. Como o concurso possui um nível razoável de exigência sobre os conhecimentos do candidato. O processo seletivo doIBGE é um excelente começo para os novatos na área de concursos e para quem deseja prestar um processo seletivocom poucas exigências de conhecimentos específicos. Para os interessados, há uma boa notícia: o próximo concurso vai oferecer 660 vagas para os profissionais que já concluíram o ensino médio e superior.
Vagas e salários
As 660 oportunidades disponibilizadas neste processo seletivo serão distribuídas na seguinte forma: 440 vagas para candidatos que desejam trabalhar como técnicos e 200 para os profissionais que irão exercer as funções de analistas.
Para concorrer às oportunidades de trabalho como técnico, os candidatos devem possuir o ensino médico completo. A remuneração mensal para os novos funcionários que irão exercer a função pode achegar até R$ 4.789,78, com os valores das gratificações e benefícios inclusos.
Os candidatos que desejam trabalhar como analistas devem ter um diploma de graduação no ensino superior. Para estes profissionais, o salário pode chegar atéR$ 8.691,63, com os valores das bonificações e benefícios inclusos.
O Concurso
O site de notícias JC Concursos informou que o representante da ASSIBGE-SN (Associação e Sindicato Nacional dos Servidores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Matheus Canário, teve uma reunião no início do mês com o Ministério do Planejamento. Todavia, mesmo com a reunião, o concurso do IBGE permanece com data indefinida. Essa informação foi dada no momento em que o MPOG (Ministério do Planejamento Orçamentário e Gestão) ainda não tinha um relatório sobre a realidade orçamentária para criação de concursos neste ano.
Para os interessados no concurso do IBGE, há uma boa notícia: no dia 22 de maio, o Ministro Nelson Barbosa, responsável pela gestão do Ministério do Planejamento, informou os cortes no orçamento do ano de 2015. Dessa forma, o MPOG já possui uma base orçamentária para verificar a possibilidade de investimento na contratação de novos funcionários. Logo, após o anúncio do ministro, a possibilidade do edital do concurso do IBGE ser divulgado no segundo semestre deste ano aumentou consideravelmente.
Portanto, é recomendável que os candidatos comecem a estudar e fiquem atentos as novas informações. Afinal, o edital pode ser divulgado em breve, pois a necessidade de contratação é realmente alta.