sábado, 29 de novembro de 2014

A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Infraestrutura do Paraná (Agepar) homologou nesta sexta-feira (28) reajuste médio de 4,88% nas tarifas das rodovias concessionadas do Anel de Integração. A nova tabela de preços começa a vigorar na próxima segunda-feira, dia 1º de dezembro. 

Rodrigo Czekalski/Rodonorte
Rodrigo Czekalski/Rodonorte


Para chegar ao percentual de reajuste, foi adotada a fórmula estabelecida pelo contrato de concessão, que utiliza seis índices relacionados ao andamento de obras rodoviárias, calculados pela Fundação Getúlio Vargas. São eles terraplenagem (movimentação de terra), pavimentação (asfaltamento novo ou recapagem), obras de arte especiais (viadutos e pontes), custo nacional da construção (insumos), projetos especiais (de engenharia) e, por fim, o IGPM – o Índice Geral de Preços de Mercado. Cada um desses fatores tem um indicador próprio que demonstra a oscilação de custos ao longo dos últimos doze meses e considera todas as variáveis envolvidas. E é com a média ponderada destes fatores que se estabelece o índice anual de reajuste. 

Confira os novos valores:

Reprodução
Reprodução

Reprodução
Reprodução

Morre no México aos 85 anos Roberto Bolaños, o Chaves

FolhaPress
tn_731bf028f9_chaves-2Morreu nesta sexta-feira (28) o ator mexicano Roberto Bolaños, conhecido por criar os personagens Chaves e Chapolin Colorado.
Bolaños tinha 85 anos e morreu em sua casa em Cancún, onde morava com a mulher, a também atriz Florinda Meza, que faz o papel da Dona Florinda no programa “Chaves”.
Ator, escritor e produtor de televisão, ele sofria de problemas respiratórios há anos por ter fumado durante muito tempo. Em março de 2012, foi internado em hospital na Cidade do México devido a uma insuficiência respiratória.
A série “Chaves”, criada e protagonizada por ele na década de 1970, tornou-se um fenômeno internacional, sendo exibida no Brasil, Tailândia e Rússia, além de ser o programa mais visto na televisão mexicana.
Nascido em 1929, Bolaños escreveu e adaptou mais de 50 roteiros de cinema e atuou em 11 filmes.
Em seus últimos anos, em Cancún, adaptou-se aos novos tempos: criou uma conta no Twitter, que soma mais de 6 milhões de seguidores.
A Televisa, principal emissora do México, sugeriu por várias vezes que alguém escrevesse as postagens em seu nome, mas ele se negou.
“É minha conta e eu comando minhas mensagens”, disse em uma ocasião.
O apelido Chesperito, nome original de Chaves em espanhol, foi tirado de William Shakespeare, cujo diminutivo em espanhol era Chesperito.

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Gata Ladra presa em São João do Ivaí, passa mal na cadeira e descobre que está grávida

Do G1
IMG-20141127-WA0014Acusada de ter furtado um carro de uma concessionária de Curitiba durante um test-drive em maio do 2013 e suspeita de ter roubado um par de óculos de grau de uma ótica em outubro deste ano, Fabiana Sporh Godk, presa na terça-feira (25), descobriu que está grávida de dois meses nesta quinta-feira (28). A informação foi confirmada pelo delegado Renato Figueiroa, do 8º Distrito Policial (DP) da capital paranaense. A jovem foi levada para Curitiba, onde cometeu o delito, na noite de quarta-feira (27). Ela era considerada foragida e foi presa em uma padaria em São João do Ivaí, no norte do Paraná, com a filha de seis meses.
De acordo com o delegado, a jovem de 28 anos iria prestar depoimento à Polícia Civil nesta quinta. Porém, como ela disse estar com dores abdominais, foi levada para um posto de saúde e passou por uma série de exames. “No posto de saúde, ela relatou a dúvida da gravidez. Os exames não apresentaram nenhuma alteração além da gravidez”, contou o delegado ao G1.
O advogado Igor José Ogar, que representa Fabiana, também confirmou ao G1 a gravidez. “Vamos fazer um pedido sucessivo de uma readequação do regime para aberto e, no pior das hipóteses, para regime domiciliar”, afirmou o advogado. Segundo ele, com a prisão da jovem, a filha dela está sob os cuidados do pai da criança. Fabiana estava em São João do Ivaí junto com o namorado e pai da filha dela, de acordo com a polícia.
Fabiana está detida no Centro de Triagem da Polícia Civil aguardando uma decisão da Justiça para ser transferida para um presídio, conforme o delegado. O depoimento dela foi transferido para sexta-feira (28), ainda segundo Figueiroa.
“Ela não nega os fatos – diz que foi um mal-entendido, que praticou estelionato e que não agrediu a vendedora”, afirmou o delegado.
Roubo do par de óculos
A jovem é suspeita de ter roubado um par de óculos de grau no valor de R$ 736 de uma ótica, de acordo com o delegado Renato Figueiroa. Um Boletim de Ocorrência foi registrado no 8º DP pelo dono do estabelecimento e, conforme o delegado, Fabiana será indiciada pelo crime de roubo.
Ao G1, o advogado Igor José Ogar havia dito que sua cliente agiu em uma “situação de desespero”. “Ela estava desesperada porque a mãe não estava em condição de pagar e não consegue enxergar sem o óculos”, explicou o advogado quando o novo crime foi divulgado pela Polícia Civil.
Fabiana responde em liberdade ao processo por furto qualificado mediante fraude, ocorrido em maio de 2013. À época, o delegado responsável pela investigação também foi Renato Figueiroa. “Ela continua fazendo isso porque se sente impune”, afirmou.
De acordo com o Boletim de Ocorrência, a jovem foi com a mãe à ótica e escolheu um par de óculos de grau para a mãe. “Na data para buscar o óculos, ela retornou e ficou conversando com a vendedora. Pediu para que a vendedora fosse até o carro, onde estaria a sua mãe, para confirmar se ficou bom. Ao chegarem ao local onde o carro estava estacionado [nas proximidades e sem ninguém dentro], ela deu um empurrão na vendedora, tomou o óculos das mãos dela e fugiu com o carro”, contou.
O delegado afirmou que, além do caso do furto do automóvel, Fabiana tem outros antecedentes criminais relacionados a estelionato. Em 2009, ela foi presa por porte ilegal de arma, segundo o delegado.
Na época do furto do carro, Fabiana cursava direito. Agora, conforme a mãe relatou ao delegado, a jovem já se formou e está estudando para a prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Leia Mais no G1


quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Morte’ de José Alfredo irá ao ar no dia 17 de dezembro. Saiba o que vai acontecer

José Alfredo fica entre a vida e a morte
A falsa morte de José Alfredo (Alexandre Nero) já tem data para acontecer. O empresário agonizará na frente de toda a família no capítulo de “Império” do dia 17 de dezembro e será enterrado vivo.
O comendador decidirá tomar a poção misteriosa do curandeiro Espinoza (Simon Petracchi) depois de ser procurado pela polícia, impulsionada pela nota publicada por Téo Pereira (Paulo Betti), acusando-o de assassinato, roubo e contrabando. “Chegou a hora, Josué (Roberto Birindelli). Agora pode acontecer a qualquer momento. Por isso prepare tudo, faça o que combinamos… E lembre-se: nada pode dar errado… Ou nunca mais você vai me ver de novo!”, avisará.
Sem dar explicações, ele, então, pedirá para que Marta (Lília Cabral) marque um encontro com Maurílio (Carmo Dalla Vecchia) em sua casa e arrombará a porta do quarto da esposa quando os dois estiverem juntos, fingindo indignação. Neste momento, José Alfredo já terá tomado o veneno e “morrerá” diante dos amantes.
Toda a família entrará em pânico e Marta irá se declarar ao marido “morto”. “Não é possível! Eu fui tão orgulhosa! Por que nunca te disse a verdade, Zé? Você, Zé Alfredo… você foi o maior amor da minha vida! Estou em pedaços porque meu amor está morto! Ele me deixou antes que eu pudesse lhe dizer: eu te amei a vida toda, eu te amo agora e vou te amar pra sempre… ”, dirá, debruçada sobre o corpo do comendador.
A notícia se espalhará rapidamente, chegando até a casa de Téo. O blogueiro estará na companhia de Cora (Drica Moraes), que irá até lá para testemunhar contra José Alfredo. No entanto, ao saber da fatalidade, a vilã surtará e sairá correndo, aos prantos, pela rua. Ela chegará ao restaurante Vicente e falará da tragédia para Ísis (Marina Ruy Barbosa). “MOOOORTOOOO!!!”, gritará ao se encontrar com a ruiva. “Quem?”, questionará a jovem. “Ele… A paixão da minha vida…”, responderá a tia de Cristina (Leandra Leal). Quando Cora revelar de quem está falando, Ísis desmaiará.
Marta sofre com a suposta perda
Ao acordar, a door woman irá até o apartamento do amante e se surpreenderá com a postura de Marta. Enquanto Maria Clara (Andreia Horta) e José Pedro (Caio Balt) a insultam e tentam expulsá-la, a dona da casa a receberá com carinho. “Vamos preparar o amor das nossas vidas para que ele entre na eternidade como o homem lindo que ele sempre foi”, comentará a imperatriz, pegando a rival pelas mãos.
As duas despirão José Alfredo e o vestirão com a roupa que ele será enterrado. “Obrigada, dona Marta, por me deixar fazer parte desse momento…mesmo que seja o pior da minha vida, fiquei contente porque a senhora me deixou participar e estar perto dele”, agradecerá a jovem, chorando. Dias depois, Marta também ligará para Ísis, perguntando se ela precisa de ajuda.
O enterro e o resgate
Para desespero de Josué e Cristina, os únicos que sabem dos planos do comendador, os filhos de José Alfredo decidirão cremá-lo. Os dois conseguirão evitar o pior, comprovando que o empresário pediu para ser enterrado ao lado de Eliane (Malu Galli) e Evaldo (Thiago Martins).
O enterro será exibido no capítulo do dia 19. Cora aparecerá no final da cerimônia e dormirá do cemitério. Dentro do caixão, José Alfredo acordará e, através de um flash back, será revelado que ele combinou com Josué de ser enterrado com um cilindro de oxigênio escondido no fundo do caixão.
Mesmo assim, o empresário passará por momentos de tensão a espera do gaúcho, que tentará voltar ao local a tempo de tirar o patrão do caixão com vida. Porém, no caminho do cemitério, Josué atropelará Salvador (Paulo Vilhena). O “maluquinho” terá fugido da casa de Orville (Paulo Rocha) mais uma vez, ao descobrir que o falsificador vende suas obras como se fossem de um pintor desconhecido.
O desfecho da história irá ao ar somente no dia 20.

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Ladra Gata” é presa em São João do Ivaí

20141120195449Com prisão preventiva decretada na capital do Estado e considerada foragida pela Justiça, a bacharel em Direito, Fabiana Sporh Godk, 27 anos, foi presa na tarde desta terça-feira (25) na cidade de São João do Ivaí. Segundo a Polícia Civil de Apucarana, a jovem, que ficou conhecida como “Ladra Gata”, será removida na manhã desta quarta-feira para um presídio feminino de Curitiba, onde permanecerá em aguardo de decisão judicial.
Responsável pela captura, o delegado-chefe da 17ª Subdivisão Policial de Apucarana (SDP), José Aparecido Jacovós, contou que a informação de que Fabiana estaria na região de Apucarana partiu do comando da Polícia Civil de Curitiba, que há tempos tentava descobrir o paradeiro da jovem.
Embora sem pistas, Jacovós designou uma equipe da 17ª SDP para fazer uma varredura em diversos municípios da região. Hoje à tarde, um dos investigadores localizou a suspeita parada defronte a uma panificadora, em São João do Ivaí, e conseguiu detê-la.
Ainda de acordo com o delegado, Fabiana é suspeita de furtar um carro de uma concessionária de Curitiba durante um test-drive, em maio de 2013. Ela também é suspeita de furtar um óculos de grau no valor de R$ 736 de uma ótica, também na capital.
O caso aconteceu em outubro, mas dias depois a mãe de Fabiana devolveu os óculos. A polícia confirmou que a jovem já responde a outro processo por furto qualificado mediante fraude, ocorrido em maio de 2013. Agora formada, Fabiana estaria se preparando para o exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Informações O Diário Maringá

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Acidente na PR 082 deixa dois feridos em São João do Ivaí

2014-11-25 17.36.27Acidente grave na PR 082 entre São João do Ivaí e São Pedro do Ivaí nesta tarde deixa motorista e passageiro feridos com gravidade.
O acidente ocorreu por volta de 16h45 em frente à Fazenda Bandeirantes. Um V/W Gol de São Pedro do Ivaí conduzido por R.A. 26 anos, bateu contra um pé de manga e em seguida capotou e foi parar do outro lado da pista. O motorista sofreu ferimentos leves.
O condutor é de São Pedro do Ivaí, já o passageiro ficou preso entre as ferragens e foi socorrido pela equipe do Hospital Municipal, ele foi identificado por “Ageu L. M. 43 anos” ele mora em São João do Ivaí, foi transferido para Ivaiporã.
A Policia Rodoviária de São Pedro do Ivaí está apurando as causas do acidente o veiculo Gol seguia sentido a São João e em uma curva o motorista perdeu o controle bateu no barraco e em seguida bateu no pé de manga.
No sentido contrario, seguia um caminhão baú de transporte de alimentos, e provavelmente o motorista se assustou com o acidente do Gol e foi parar dentro de um buraco na entrada da fazenda. O motorista não se feriu.

Empreiteira entrega à PF comprovantes de pagamento de propina

Agência Brasil
img_1_3_7297A defesa do diretor da Galvão Engenharia Erton Medeiros Fonseca, preso na sétima fase da Operação Lava Jato, da Polícia Federal (PF), entregou à polícia comprovantes do pagamento R$ 8,8 milhões de propina a uma pessoa que se apresentou como emissário da Diretoria de Serviços da Petrobras.
O advogado José Luis Oliveira Lima, representante do diretor, disse que a empresa foi obrigada a pagar propina por meio da LSFN Consultoria Engenharia, entre 2010 e 2014. Segundo ele, os pagamentos foram ordenados por Shinki Nakandari, com conhecimento do ex-gerente de Serviços da Petrobras, Pedro Barusco.
O advogado disse que havia ameaça de retaliação nos contratos que a Galvão Engenharia tinha com a Petrobras, caso não houvesse o pagamento dos valores estipulados de “maneira arbitrária, ameaçadora e ilegal”. A defesa garantiu que Erton Fonseca aceita fazer acareação com o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa e o doleiro Alberto Youssef, principais articuladores do esquema.
De acordo com a planilha apresentada, foram feitos 23 pagamentos entre 2010 e 2014 a Luís Fernando Sendai Nakandakari e a Juliana Sendai Nakandakari.
A confissão de pagamento de propina é uma das estratégias das defesas dos executivos de empreiteiras. Na semana passada, Sérgio Cunha Mendes, vice-presidente da empreiteira Mendes Júnior, confirmou em depoimento à Polícia Federal o pagamento de propina ao doleiro Alberto Youssef.
Segundo Marcelo Leonardo, advogado do diretor, Sérgio Mendes relatou aos delegados que foi obrigado a pagar propina de R$ 8 milhões. Na confissão, ele disse que Youssef exigiu o pagamento para que a empreiteira Mendes Júnior recebesse o dinheiro a que tinha direito em contratos de serviços prestados, e para continuar participando das licitações da Petrobras.

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

PM apreende armas em Apucarana

338A imagem é de armas apreendidas pela PM de Apucarana em uma residência na Rua Presidente Jackson com Jair Domingos da Silva, Jardim Esperança. Um homem de 47 anos foi preso e seu filho de 14 anos apreendido. No local foram apreendidos 5 espingardas e 246 munições.

Antigo lixão continua sendo usado em Ubaúna

IMG-20141123-WA0007Moradores do Distrito de Ubaúna enviaram fotos para o Blog denunciando que o antigo lixão continua sendo usado por moradores do Distrito. A denúncia que chega é que são moradores que ainda estão jogando lixo no local e ateando fogo, isso tem causado muito incômodo para quem mora perto. O antigo lixão fica na estrada do Distrito e já foi desativado a algum tempo. Moradores pedem que alguma providência seja tomada.IMG-20141123-WA0008IMG-20141123-WA0009IMG-20141123-WA0006

domingo, 23 de novembro de 2014

Foto publicada em rede social gera briga em Ubaúna

rp_policia-viatura-cirene1-300x190.jpgUm fato inusitado foi registrado no distrito de Ubaúna em São João do Ivaí, um jovem de 23 anos, procurou a Policia Militar para registrar uma agressão que ele teria sofrido segundo ele de outro rapaz de 19 anos.
A vitima relatou que possuía um caso amoroso com o agressor a cerca de 2 anos, ele postou uma foto em uma rede social junto com o mesmo, ele foi advertido pelo avô do agressor que retirasse a foto, ele disse que acatou a recomendação e retirou a foto. Mesmo assim o jovem de 19 anos o agrediu com um soco na boca e ainda fez ameaças pela rede social, dizendo que ia “cobrar”. A vitima com medo procurou a policia para registrar o B.O. ele foi orientado a também procurar a delegacia de policia.

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

PM recupera veículo furtado em São João do Ivaí

viatura1Na noite de ontem (20) a PM de São João do Ivaí, realizou a operação “Três Planaltos IV” onde foram abordados diversos veículos na cidade. Por volta de 21h00 foi abordado na Rua João Ribeiro, Jardim Santa Teresinha, um veículo Fiat/Uno SX cor azul placas de Londrina, foi solicitado à documentação ao condutor e ao verificar no sistema, constatou que o veículo possui registro de furto em Londrina em 07 de dezembro de 2012. Foi dada voz de prisão ao condutor de 21 anos e o veiculo foi apreendido e entregue na delegacia de policia para serem tomadas as providências.

Deputado ‘mais rico do Brasil’ e Paranaense diz ser pobre e pede para não pagar R$ 910

Do G1
kaeferA Justiça negou o pedido de benefício de assistência judiciária integral e gratuita feito pelo deputado federal Alfredo Kaefer (PSDB). O deputado estava respondendo a um processo judicial, foi condenado, e deve arcar com todos os custos do processo que inclui, por exemplo, o pagamento de honorários dos advogados das partes envolvidas. Contudo, Kaefer, o deputado federal mais rico eleito em 2014, disse à Justiça que não tem como pagar as custas, no valor de R$ 910.
De acordo com a decisão publicada na quarta-feira (19), o deputado não se manifestou dentro do prazo estabelecido e também não comprovou que o pagamento das custas causaria desequilíbrio financeiro ou atingiria a manutenção das necessidades da família.
A juíza da 1ª Vara Cível de Cascavel, no oeste do Paraná, Gabrielle Britto de Oliveira, indeferiu o pedido afirmando que Kaefer usou de má fé, já que ele é um dos proprietários de uma empresa frigorífica com filiais em vários estados. “Não é crível que o embargante [Alfredo Kaefer], com patrimônio declarado com mais de 100 milhões de reais, teria sua situação financeira abalada pelo pagamento das custas do processo. Seria, no mínimo, total falta de bom senso acreditar nisso”, escreveu na decisão.
Kaefer tem o prazo de dez dias após o recebimento da notificação, para pagar, em até dez vezes, as custas do processo. O G1 entrou em contato com Kaefer, mas ele disse não ter sido notificado sobre a decisão.

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Mega-Sena pode pagar R$ 80 milhões nesta quarta-feira

Do G1
mega_senaO sorteio do concurso 1.654 da Mega-Sena, que será realizado nesta quarta-feira (19), pode pagar R$ 80 milhões para a aposta que acertar as seis dezenas. O sorteio será realizado em Osasco (SP), a partir das 20h25 (horário de Brasília).
De acordo com a Caixa Econômica Federal (CEF), com o valor do prêmio, o ganhador poderá comprar 53 imóveis de R$ 1,5 milhão cada, ou ainda uma frota de 533 carros de luxo. Se quiser investir, aplicando o prêmio de R$ 80 milhões na poupança, poderá se aposentar com uma renda de de R$ 447 mil por mês, o equivalente a R$ 15 mil por dia.

ROUBO - Filho de ex-prefeito de Fênix é amarrado e agredido por populares

Sandro Luiz Custódio Ramos, de 30 anos, foi amarrado e agredido por populares que se revoltaram após ele ter cometido dois roubos na tarde desta segunda-feira (17) em Maringá. O acusado era morador de Fênix, filho do ex-prefeito de Fênix, Manoel Custódio Ramos, o “Nego”, assassinado a tiros em 2006. De acordo com as informações, Sandro teria roubado dois aparelhos de telefone celular em duas ações criminosas seguidas, nas Avenidas Carneiro Leão e Avenida Brasil. O acusado ainda tentou fugir do local, mas foi alcançado por populares, que resolveram agir por conta própria. Após a chegada da Polícia Militar, Ramos foi preso encaminhado à Delegacia de Polícia. Mais tarde, umas das vítimas compareceu e registrou a queixa contra o detido, que foi autuado em flagrante Com histórico de envolvimento com o consumo de drogas, o acusado e outro irmão identificado por Rafael, após o assassinato do pai, acabaram se perdendo no mundo da criminalidade. “Rafael”, também preso por assalto. Junto com outros detentos, no dia 8 de agosto de 2013 participou de uma tentativa frustrada de fuga da 9ª SDP de Maringá. (Do site Ta Sabendo)